O que é cobogó de madeira onde comprar?

Cobogó ou Elemento Vazado é como chamamos um estilo de painel vazado usado como divisória de espaços internos ou como elemento decorativo de fachadas. Antes produzido em cimento, o cobogó é atualmente encontrado em diversos materiais: barro, cerâmica esmaltada, vidro, porcelana e o lindo cobogó de madeira (ver preço).

Cobogó de madeira: útil e reduz o preço da obra

Um painel formado por cobogós de madeira é composto de peças iguais que comportam desenhos em três dimensões. Um conjunto dessas peças é muito útil: além de emprestar charme, o cobogó de madeira separa ambientes com funcionalidades diferentes. Porém, essa separação é incompleta, fazendo com que os espaços se comuniquem. Cobogó de madeira onde comprar? Clique aqui.

Um exemplo: em apartamentos pequenos, o cobogó de madeira pode ser instalado entre a cozinha e a área de serviço. Essa última costuma ter uma janela ou veneziana responsável pela chegada de ar e luz nos dois espaços. Por conter peças vazadas, o o elemento vazado cobogó bloqueia parcialmente a vista da área de serviço. Ao mesmo tempo, deixa passar luminosidade e ar fresco para a cozinha.

Dessa forma, você ganha mais privacidade, mas não precisa abrir mão do conforto térmico. Se você instalar entre esses ambientes uma divisória de concreto ou de vidro não vazado, é possível que precise se empenhar mais em projetos de iluminação e ventilação da cozinha. Mas fique tranquilo que você não irá se assustar com o preço de cobogó de madeira disponíveis, mas atente-se para a qualidade e se a madeira é proveniente de reflorestamento. Jamais use cobogó de mdf, pois são de péssima qualidade, mesmo quando pintados, pois com o tempo estufam, empenam e além disso são utilizados tóxicos em sua fabricação, tornando-os ecologicamente incorretos.

A história do cobogó

Nas sacadas das casas e sobrados árabes, encontramos os muxarabis, que são um tipo de treliça de madeira. Artisticamente trabalhadas, essas treliças permitem que as mulheres residentes na casa possam ir até a sacada, mas sem serem observadas da rua.

Na década de 20, três senhores que trabalhavam no ramo da construção civil em Recife, buscaram inspiração nos muxarabis. Eles criaram o o elemento vazado cobogó, cujo nome veio das sílabas iniciais dos sobrenomes de cada um deles: Coimbra, Boeckmann e Góes. O elemento vazado cobogó era uma alternativa viável para aumentar a ventilação das residências em uma cidade com temperaturas tão altas quase o ano todo. Além disso, era uma opção barata.

A ideia se espalhou pelo Brasil e entre 1940 e 1950 o elemento vazado cobogó passou a ser usado também no interior das casas na forma de divisória. Tendo conquistado o gosto dos arquitetos modernistas, o gobogó aparece na fachada de muitos prédios nascidos durante a construção da nova capital do país, Brasília.

Cobogó de madeira

Uma divisória de ambiente interno construída em madeira é a maneira mais convencional de usar o elemento vazado. Isso porque essa divisória nos remete diretamente aos muxarabis. O cobogó de madeira representa singularidade e sofisticação.

Você encontra cobogós de madeira com desenhos estilizados, ou seja, com as peças já prontas para a instalação. Porém, existe a opção de encomendar a madeira e solicitar a produção do cobogó. Nesse caso, ele será um elemento projetado de acordo com o espaço disponível e com seu gosto pessoal.

Outra opção mais em conta no mercado é o cobogó em MDF, uma alternativa aparentemente mais barata, apenas de fachada, pois na realidade a durabilidade é tão inferior a madeira natural que acaba saindo bem mais caro.

Cobogó de madeira como elemento vazado, saiba onde comprar e o preço

Se criado de forma a ter uma estrutura um pouco mais espessa, o cobogó de madeira é capaz de abrigar objetos. Por exemplo, alguns espaços vazados de um cobogó instalado ao lado do bar ou da cozinha americana podem comportar garrafas de vinho. Você pode solicitar a execução de uma adequação em um dos lados do o elemento vazado cobogó de forma a impedir a queda das garrafas. Então, você terá uma adega original e super charmosa.

Um cobogó de madeira instalado entre a sala de jantar e o home theater pode acomodar livros, revistas e DVDs. Os dois espaços são usados ao mesmo tempo, mas sem excesso de interferência cruzada.

A luminosidade dos aparelhos eletrônicos do home theater entra na sala de jantar, mas de forma mais tênue. Isso traz mais relaxamento para quem vai fazer uma refeição rápida, mas também precisa manter uma ou mais crianças sob vigilância.

Quando o home theater for usado como espaço de leitura, o seu ocupante estará mais reservado das conversas em torno da mesa de jantar. No entanto, além do ar ser renovado constantemente no home theater, o cobogó vai permitir a entrada de luz natural vinda da janela da sala de jantar.

Então, você está encontrando aqui mais uma função do cobogó. Quer dizer, além de proporcionar a passagem de luz e ar, um cobogó de madeira otimiza o uso do espaço. Carregando seus objetos de estima, um cobogó de madeira estabelece limites no ambiente, mas também apresenta seu estilo, valores e percepções. Sem contar com a imagem de criatividade, bom gosto e valorização do espaço que ele transmite.

A Fina Camada oferece o elemento vazado cobogó de madeira em diversas opções de formatos, tamanhos e aplicações. Clique aqui e confira nosso cobogó de madeira e onde comprar.

Gostou? Dê o seu voto!

 

BACK